Você já ficou travado sem saber para quem anunciar ou como investir mais no facebook sem perder desempenho? Você já sentou a frente do computador e ficou sem idéias para qual público anunciar?
Neste artigo vou te mostrar como criar um público personalizado no Facebook de acordo com o tempo que a pessoa passa na página e te mostrar 3 estratégias de como você pode usar esses públicos para potencializar suas campanhas e gerar mais Leads e Vendas para seu negócio.
Para te mostrar como criar público personalizado com base no tempo, vou antes te contar porque eu fui pesquisar isso.
Quando estamos fazendo campanhas de produtos perpétuos, no início do trabalho, para ativar a otimização do pixel do facebook, precisamos gerar algumas conversões por dia, no caso umas 15 a 20 por dia.
Como é difícil, com uma verba curta, fazer 15 a 20 vendas por dia, começo as otimizações do pixel do facebook por pageview, depois para InitiateCheckout e por último para compras (Purchase).
Aí pensei e se se eu adicionasse mais um passo nesta otimização? Pensando nisso comecei a pesquisar e descobri uma forma de criar um evento personalizado e junto uma conversão personalizada de acordo com o tempo que a pessoa fica na sua página. Com isso posso criar um público personalizado no facebook com base nesse evento. Aí a mágica começa.
Com isso eu criei mais um Adset com o objetivo dessa conversão customizada, no caso, o objetivo foi de otimizar para a pessoas que tendem a ficar mais de 5 minutos na minha página.
Além de conversão customizada, criei um público personalizado com base nesse evento e utilizei o lookalike do público criado para fazer os anúncios. Assim o facebook vai encontrar cada vez mais pessoas qualificadas o mais parecido possível com pessoas que converteram (no caso assistiram 5 minutos do vídeo).
Não é objetivo deste artigo te mostrar como criar a campanha no facebook e também como fazer um funil de pixel como mencionei acima. A idéia aqui é te mostrar como criar público e conversões personalizadas de acordo com o tempo que a pessoa passa na página e mostrar 3 estratégias de como você pode usar isso nas suas campanhas.
Como Criar público personalizado no Facebook de Acordo com o tempo da pessoa na Página
Para fazer essa implementação vamos precisar de um pouco de conhecimento técnico de programação, mas fica tranquilo que vou te mostrar o passo a passo. Também você vai precisar de muito conhecimento estratégico para saber o que fazer com isso. Relaxa que também que já vou vou te mostrar 3 estratégias para utilizar esses públicos. .
Você pode estar pensando agora.
Isso é muito complexo pra mim, não tem como eu fazer isso, é muito técnico. Não sou eu quem altera o código do site, vou ter que pagar o programador novamente, nem vou continuar lendo..
Calma, vou te mostrar como fazer isso mesmo que você não saiba programar e se você estiver utilizando o Google Tag Manager vai ser ainda mais fácil.
Vamos lá!
A estratégia que vou compartilhar aqui é para criar o púbico com base nas pessoas que ficaram 5 minutos na página de vendas de um produto que estou trabalhando. Também pode ser utilizada para qualquer página que você queira aplicar uma conversão de acordo com o tempo na página, como por exemplo nas páginas de CPL de um lançamento.
No meu caso 5 minutos significa que a pessoa viu a oferta. O Produto é um produto de entrada e as pessoas recebem um aquecimento antes de chegar no vídeo de vendas.
Passo 1: Definindo o tempo e criando o script
Pensando no contexto acima, você deve assistir o seu vídeo de vendas e descobrir o tempo que leva para chegar a oferta e colocar no script abaixo. Caso você queira somente acompanhar as pessoas que mais engajam no seu site, pode colocar diretamente 3 a 5 minutos de permanência que já funciona bem.
O que você precisa entender é que antes de colocar o script você tem que saber o que vai acompanhar. Aqui vou criar um evento que a cada 5 minutos de alguma pessoa na página ele é registrado.
O script abaixo deve ser inserido na página que você quer acompanhar, no meu caso será na página de vendas. Só para lembrar que além deste script o pixel do facebook também deve ter sido inserido na página.
Na primeira parte deste código temos o setTimeout que define um tempo em milisegundos para executar o track do facebook. Depois do tempo, setado no final do script, o código de track é executado.
No exemplo acima será executado o trackCustom VV5MIN depois de 5 minutos que a pessoa está na sua página. Mas Torriani, como eu sei em milisegundos quanto é o tempo que eu preciso para o meu VV? Vamos ao Google.
Com uma busca simples “converter milissegundos em minutos” você vai ver a tela abaixo e é só trocar o tempo em minutos que você vai saber a referência em segundos.
Qual o problema que eu encontrei ao fazer isso?
Só consegui acompanhar a conversão de até 16 minutos. Para vídeos maiores que isso o script se perde ao menos no formato atual. Mas com 16 minutos já consigo fazer um público bem qualificado.
Pesquisando um pouco, encontrei em um fórum a solução abaixo:
No caso acima o script seria executado 20 minutos depois que a pessoa entrou no seu site. Mudando o número 20 para outros número como por exemplo 25, o script seria executado em 25 minutos.
Você viu que tem um comando que é específico do facebook certo? fbq(trackCustom, VV20min).
Esse “comando” diz para o facebook que você quer criar um evento novo com o nome que fica ao lado no caso acima “VV20MIN”. Esse vai ser o nome do evento lá no facebook.
O que você precisa fazer no script acima é trocar o tempo e o nome do evento que você gostaria de criar. Na hora de escolher o nome do evento não utilize espaços e caracteres especiais, somente letras números, traço (-) ou underline (_).
Aqui nesta página tem mais informações sobre o TrackCustom do facebook. https://developers.facebook.com/docs/facebook-pixel/api-reference
Agora que você já sabe o tempo que precisa colocar no script e utilizando as dicas acima para dar o nome a seu evento, você precisa colocar esse script nas suas páginas.
Para isso vamos utilizar o Google Tag Manager e também vou mostrar como fazer no OptimizePress. Caso você utilize alguma outra ferramenta, é só colocar o script nas páginas que quer acompanhar, logo depois de inserir o pixel do facebook. Normalmente esse código fica no header.
Passo 2: Inserindo o Script nas suas páginas.
O exemplo abaixo é para quem vai utilizar o google tag manager e estou partindo do princípio que você já usa o GTM e já tem o código instalado no seu site. Caso não use o GTM, alem de recomendar que comece a usar, você pode pular essa parte e ir para a parte que fala do OptimizePress.
Utilizando o Google Tag Manager você deve logar na sua conta e ir até o Workspace ou Espaço de trabalho do seu domínio, você vai ver uma tela parecida com essa.
No menu no lado esquerdo você vai ver Tags, clique ali para ver a lista de tags já criadas.
Clicando em NEW no canto superior esquerdo você vai ver a tela para criar uma nova tag.
Depois de clicar em NEW, você vai ver uma tela onde tem Tag Configuration e Trigger. Clicando em Tag Configuration você vai ver a tela abaixo.
Escolha Custom HTML como mostrado acima e cole o código no espaço que for aberto.
Após colar o código e ajustar o tempo, no caso do exemplo está em 5 minutos, você vai clicar na parte de baixo onde diz Triggering. Pode clicar bem no centro.
Caso você já tenha algumas triggers, vai aparecer para você uma tela como essa com a lista de triggers, se não tiver ainda vai aparecer ali a opção de All pages.
De acordo com a implementação que você irá fazer, deve escolher em quais páginas o script deve ser exibido. Se for como no meu caso, somente na página de vendas, tem que dizer isso ao GTM. Vou mostrar abaixo como fazer. Se quiser simplesmente colocar todas as páginas do site, só selecionar o All Pages, salvar e depois ir em publicar.
Para colocar em uma página específica, você deve clicar no botão de + que fica no canto superior direito, é um botao em azul, depois de clicar neste botão você vai clicar novamente no centro do quadro onde diz trigger configuration, e vai abrir a tela abaixo:
Você vai clicar em PageView. Na tela que abrir vai ter duas opções para selecionar, você deve selecionar a segunda: Some Page Views, neste momento vai abrir novas opções abaixo.
Agora você vai procurar no menu onde diz Click Classes, por “Page URL” no segundo menu deixar a opção contains e na terceira parte vai digitar ou colocar a página no site que você quer acompanhar. a minha página é: http://www.meusite.com.br/eu-quero/ então vou colocar ali na opção somente o /eu-quero/, veja abaixo como deve ficar a sua tela. (lembre-se de substituir o /eu-quero/ pela sua URL.
Feito Isso Clique em Salvar (save) no canto superior direito e de um nome a sua trigger, no caso do exemplo eu dei o nome de Página de vendas.
Assim que salvar você deve visualizar uma tela como esta
Entendendo o que fizemos até aqui.
Você criou uma nova tag, ou seja, um conjunto de instruções para serem aplicadas no seu site. Essa nova tag vai ser aplicada no seu site somente quando a URL corresponder a URL da sua página de vendas (caso do exemplo aqui deste artigo). Tudo isso sem saber de programação..
O que fizemos é o mesmo que pedir para o seu programador colocar um código somente na página de vendas. Ok é uma coisa simples, mas dependendo como a página foi programada, tem que criar uma regra para aparecer esse script somente nesta página.
Para terminar a implementação do Código no GTM, basta clicar em salvar e informar um nome para a tag. Esse nome deve ser descritivo para que você entenda o que faz a tag somente ao ler ela.
Depois de salvar, é só ir em publicar um botão vermelho que fica no canto superior direito. Depois de clicar em Publish, vai abrir uma outra tela, basta clicar em PUBLISH novamente desta vez um botão azul e na tela que abrir clicar em Skip.
Utilizando o OptimizePress
No optimize podemos fazer de duas formas. Caso você queira colocar o código em todas as páginas de optimizepres que foram criadas você tem que ir no admin do seu wordpres clicar em optimizepress e logo em seguida em Dashboard. Depois clicar em Analytics and Tracking, como na tela abaixo. No caso essa tela é do meu wordpress e estou utilizando o GTM, mas basta você colar o código no primeiro quadrado onde diz Header Tracking e Analytics Code. Deve ser a última coisa nesta tela.
Caso queira colocar somente em uma página, como no exemplo do artigo, você deve ir até a página que você quer acompanhar e clicar em live editor. Ao abrir o Live Editor tem uma opção no lado esquerdo que é page Settings, clica ali e depois em Other Scripts. Aí é só adicionar o código em Header. Se já tem algum código é adicionar um novo clicando em Add New. Se não tiver nenhum só colar no campo em branco e selecionar o Header no menu acima do quadro.
Feito isso, está publicado o script e se você seguiu o passo a passo seu script está funcionando corretamente e assim que forem acontecendo as conversões, no caso, as pessoas ficarem 5 minutos navegando na página, você vai poder ver lá no Facebook esse público. Veja abaixo um exemplo.
Neste exemplo Mostro o público personalizado com 1800 pessoas e um público de Lookalike de 1% com um total de 1.181.700. Agora vou te mostrar como criar esse público no Facebook, está pronto?
Como Criar o público personalizado no Facebook?
A primeira coisa é entrar no Facebook e confirmar se o evento está aparecendo, você pode ir no menu pixels e ver a tela como a que estou mostrando abaixo. Olha o destaque em vermelho, que é o resultado dos últimos 7 dias
Com a conversão aparecendo você já pode criar o público customizado. Para isso você deve entrar em Audiences ou Públicos na sua Business do Facebook.
Dentro de Audiences você deve clicar em Create Audience e em seguida em Custom Audience.
Vai abrir a tela abaixo para você, aí você deve clicar em Website Traffic, para selecionar o tráfego do site.
Agora você tem que selecionar uma combinação personalizada, ou Custom Combination como no exemplo.
Vai abrir uma opção onde diz URL, nesta opção você clica e seleciona Event.
Ao selecionar o Event, no campo abaixo você deve selecionar o evento que você criou anteriormente no meu caso o VV5min.
Aí é só dar um nome para a audiência e clicar em Create Audience.
Neste momento você criou a audiência com base no evento que criamos anteriormente, ela vai ficar disponível dentro de 1 a 24 horas mais ou menos. Em algumas contas é bem rápido em outras demora um pouco mais.
A segunda parte agora é criar uma audiência de Lookalike que é um público semelhante ao público de origem, com pessoas que tem as características e interesses mais próximo da audiência origem. No caso vamos fazer um Lookalike do Público que acabamos de criar.
Para fazer isso você deve ter no mínimo 200 pessoas no seu público customizado, antes disso não é possível criar uma audiência de Lookalike. Por isso você deve esperar aí uns 2 a 3 dias para ter esse público disponível.
Para criar o público de lookalike, você deve entrar em audiences e depois clicar em create Audience e logo em seguida escolher Lookalike Audience, conforme imagem abaixo.
Irá abrir uma tela como a imagem abaixo. Nesta etapa você tem que selecionar a audiência criada no passo anterior, no meu caso eu selecionei em Source a audiência JT – VV5MIN, que é a minha audiência de origem. Ainda nessa tela você deve selecionar o País, no meu caso Brazil.
Feito isso o facebook te mostra uma estimativa de alcance desta audiência e você pode clicar em Create Audience, no canto inferior direito.
Depois de algum tempo, você vai poder ver suas audiências conforme abaixo, e começar as campanhas utilizando as mesmas.
Uau, quanta coisa até agora hein, parece difícil mas na prática é muito rápido de fazer.
A parte técnica está, ok.. agora vamos ver o que fazer com esse público e para isso eu preparei 3 estratégias para você, mas fique a vontade para sugerir muitas outras nos comentários.
3 Estratégias para utilizar audiências customizadas com base no tempo que a pessoa fica na página.
Abaixo vou passar 3 possibilidade de uso desta estratégia de audiência customizada com base no tempo de permanência da página, mas é claro que podem ser feitas muitas outras. Procurei selecionar aqui 3 que fazem mais sentido para a maioria das estratégias.
Estratégia 1: Pessoas que não viram o Pitch de vendas
Utilizando os conhecimentos que você aprendeu aqui, você analisa o seu vídeo de vendas e descobre em quantos minutos é o pitch de vendas, aí você vai customizar o script que aprendeu a usar neste artigo e inserir nas páginas que quer acompanhar. Depois de aparecer a nova conversão no facebook você pode criar o público customizado de acordo com esse tempo.
Com o público pronto, você pode fazer uma campanha de remarketing com um artigo, um texto um vídeo, enfim o que você acredita que é o melhor para o seu público. Um boa estratégia é criar campanhas de remarketing mostrando os benefícios do produto.
Outra estratégia é conversar com quem não viu o pitch, exemplo:
“Você perdeu a melhor parte.. Vi que você começou a assistir o vídeo onde eu falo sobre os (sua promessa), mas você não viu a melhor parte e a oportunidade única que preparei para você..
Então aproveite, vai lá e assiste novamente enquanto está disponível. ”
Não sou especialista em copy, mas você pode modelar a idéia e utilizar para a sua realidade. O Objetivo com essa estratégia é fazer com que as pessoas assistam todo o vídeo e claro virem clientes. 🙂
Também você pode oferecer outro conteúdo para a pessoa e/ou uma prova social como um depoimento e em seguida convidar ela para assistir o vídeo novamente. Aqui é o momento de usar a criatividade.
Estratégia 2: Pessoas que viram o Pitch e não Compraram
Mesma idéia, só que agora você precisa ajustar o script, no caso criar outro, e aumentar o tempo de permanência na página para o tempo que coincida com o final do pitch de vendas do seu vídeo.
Aí é só fazer um remarketing com benefícios do produto ou estudos de caso, oferta irressistível, enfim, use a criatividade e entenda quais conteúdos são os melhores para mostrar ao avatar antes de fazer uma nova oferta.
Essa nova oferta pode ser uma outra aula com uma dor diferente e com venda no final, pode ser um webnário perpétuo, pode ser a página de vendas novamente. O que vai dizer o que melhor funciona são os testes.
Estratégia 3: Lookalike das pessoas que ficam mais de 5 minutos na sua página
Quando você tem alguns vídeos e artigos longos publicados na página, pode ser que as pessoas passem mais de 5 minutos consumindo o seu conteúdo. Estas com certeza são pessoas mais engajadas com a sua mensagem e podem ser um ativo valioso para o seu negócio.
Além de fazer remarketing para esse público com novos conteúdos, você pode criar um público de lookalike utilizando por base pessoas extremamente engajadas.
Com o público criado, pode fazer campanhas para esse público e encontrar novos clientes para o seu negócio.
Esse com certeza será um excelente público para você fazer campanhas de captura de Leads e também campanhas de venda direta.
Recapitulando
Neste artigo você aprendeu a :
– Utilizar o Google Tag Manager para colocar scripts na página
– Como Colocar scripts no Optimizepress
– Como criar público customizado no facebook de acordo com o tempo na página
– 3 Estratégias para utilizar o público nas suas campanhas de facebook
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Agora é com você vai lá e implementa.
Ficaria muito feliz em saber que você conseguiu implementar tudo e que isso gerou resultado para o seu negócio.
E se você pensou em mais algumas estratégias para utilizar o público customizado por favor comente abaixo que eu estou muito curioso em aprender coisas novas.
Grande Abraço
Torriani