Sem categoria

O caminho do sucesso no digital

Juliano Torriani
Escrito por Juliano Torriani em 24 de março de 2021
O caminho do sucesso no digital

Sem dúvidas, aquelas pessoas que você mais admira e tem sucesso, tem objetivos muito claros.

Elas aceitam o momento presente, enquanto estão trabalhando em uma visão ousada de futuro.

Hoje, eu irei te mostrar um caminho de sucesso no digital. De acordo com o nível que você está, vou te entregar a ferramenta certa para o seu crescimento nesse momento.

Antes de pensar em crescer no mercado digital, você precisa já ter uma base de negócio bem estruturada. Ou seja, ter definido: nicho, público-alvo, produto, etc.

Quando nós estamos em um processo de construção de negócios, nem sempre temos uma equipe para apoiar. Na maioria das vezes, o começo é solitário.

Se você está sozinho nesse processo, existem três tipos de tarefas que precisam ser desenvolvidas: aquelas que você precisa fazer, aquelas que pode e também aquelas que deve fazer.

Muitos empreendedores desperdiçam seu tempo fazendo aquelas coisas que podem e dedicam muito pouco tempo ao que realmente é importante, que seriam as tarefas indispensáveis que você deve fazer.

O segredo para crescer e evoluir é fazer o que deve ser feito. Se você tem apenas uma pessoa trabalhando no seu negócio, precisa direcionar o seu tempo de maneira inteligente para fazer apenas aquilo que irá trazer resultados.

Tem pessoas que passam muito tempo se dedicando a aprender sobre produção de conteúdo, mas não dedicam tempo a criar listas ou ofertas. Dessa forma, a produção de conteúdo não gera nenhum resultado.

Eu sempre falo que a sua produção de conteúdo precisa ser inteligente, compartilhando conteúdos profundos que vão atrair pessoas que podem comprar de você.

Estratégia 1,1,1

A estratégia que irá te trazer mais resultados a longo prazo, é o que chamamos de 1-1-1. Ou seja:

  • Uma zona de engajamento
  • Um produto
  • Um método de vendas

Essa estratégia é baseada nos três pilares mais importantes de um negócio digital: audiência, produto e conversão.

Se você não tem como se posicionar em todos os canais, compartilhando conteúdos de qualidade, escolha apenas um e fique muito bom nele.

A minha zona de engajamento principal é o Instagram, por lá diariamente eu estou compartilhando conteúdos.

O objetivo de criar um posicionamento forte em uma mídia social é se aproximar do seu público, quando você se torna muito presente em um ponto de contato com a sua audiência, a sua credibilidade e relacionamento com ela aumenta.

Se você tem a possibilidade de produzir conteúdo para mais de um canal, faça. O que não pode acontecer é você reduzir a qualidade do seu trabalho para isso.

Definindo qual será a sua zona de engajamento, o próximo passo será definir qual será o produto que você irá vender.

O meu produto principal é o Elite Digital. Na minha comunicação eu sempre falo sobre ele, assim fica mais fácil a minha audiência entender como eu posso ajudá-la.

A repetição é uma regra do posicionamento, quanto mais você repetir na sua comunicação aquilo que acredita e aquilo que você vende, mais rápido irão associar isso a você.

Você está começando e não tem produto?

O melhor produto para você começar é um livro digital. Crie um e-book com a sua metodologia, é rápido e barato para produzir.

Após ter o produto pronto, você irá gerar tráfego para uma página de captura com uma recompensa que tenha o tema relacionado com o e-book que você criou.

No momento que a pessoa se inscreve para receber a recompensa ela será direcionada para a página de obrigado e nessa página você irá fazer a oferta do seu produto.

Essa é uma estratégia simples de aplicar para quem está começando. Faça isso por 30 dias e após aprender a vender esse primeiro produto, você pode pensar no segundo.

Para esse segundo produto você irá aplicar a mesma estratégia e, além disso, irá anunciar uma aula online.

Essa é a forma mais fácil de começar, nós ensinamos ela passo-a-passo no Funil 10k. Não fique testando diversas estratégias, tentando vender mais de um produto, assim talvez você não consiga resultados expressivos ou até desista por frustração.

O ciclo do extraordinário

Acabamos de falar sobre o caminho mais seguro para você ter sucesso, que é criar um produto, aprender a vender esse produto e depois criar o próximo.

Você não precisa vender um produto de ticket alto para aprender marketing, você pode fazer isso vendendo um e-book de R$ 47,00.

A minha recomendação é para que se você está começando, criar um plano de crescimento que seja sustentável.

Ao invés de acelerar o crescimento do seu negócio e logo após não conseguir dar o suporte que ele precisa. Comece implementando ações de crescimento gradativo, assim você terá resultados enquanto está construindo uma base sólida para o seu negócio.

No processo de escala, existem três formas de você crescer:

  • Conseguir novos clientes;
  • Vender mais vezes para o mesmo cliente;
  • Aumentar o valor do seu produto.

Quando você está trabalhando em uma estratégia de crescimento, você vai implementar uma ação por vez.

Primeiro pensa em atrair mais clientes, depois aumenta sua esteira e vende mais vezes para o mesmo cliente, por fim investe em melhorar processos e aumentar o preço do produto.

Sem ter autoridade, você não consegue vender produtos mais caros.

Existem cinco metas específicas no marketing digital:

  • Viver do seu negócio online: a sua primeira meta é substituir a renda do seu trabalho atual pela renda do seu negócio online.
  • Depois você vai buscar ganhar R$ 10.000,00 por mês;
  • Depois você vai buscar ganhar R$ 30.000,00 por mês;
  • Depois você vai buscar ganhar $ 50.000,00 por mês;
  • Depois você vai buscar ganhar R$ 100.000,00 por mês ou mais.

Quando você tem essa visão, não irá ignorar etapas importantes do seu crescimento.

Algumas pessoas já começam pensando em ganhar R$ 100.000,00, com isso acabam ignorando e deixando de fazer ações que poderiam render seus primeiro R$ 10.000,00 por mês.

Funil de crescimento

Vamos dizer que você tenha um produto de R$ 97,00, focando em fazer 1.000 vendas dele, você terá um faturamento de R$ 97.000,00.

Vinte por cento das pessoas que compraram esse produto, tem potencial de comprar outro produto mais caro. Vamos dizer que ele custe R$ 497,00, fazendo 200 vendas você irá faturar R$ 99.400,00.

Desse público, 20% tem potencial de comprar o próximo passo e investir ainda mais. Assim você terá 40 pessoas comprando um produto de R$ 2.000 e com isso um faturamento de R$ 80.000,00.

Por último, você irá oferecer um produto de R$ 5.000,00 para essas 40 pessoas, se 8 pessoas comprarem de você, são mais R$ 40.000,00 no seu caixa.

Com essas ações você terá um faturamento de mais de R$ 300.000,00 por ano e irá passar pelas 3 fases do processo de escala:

  • Adquiriu novos clientes;
  • Vendeu mais de um produto para o mesmo cliente;
  • Aumentou o seu ticket médio.

Esse processo para gerar bons resultados, é necessário começar da forma certa. Focando em vender muito bem o primeiro produto e aprender a fazer marketing.

É muito mais fácil você vender para alguém que já conhece e comprou de você, do que conquistar um novo cliente.