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Como atrair as pessoas certas

Juliano Torriani
Escrito por Juliano Torriani em 29 de março de 2021

Você tem dificuldade de saber o que postar para atrair as pessoas certas?

Nesse conteúdo, não iremos falar apenas sobre isso, mas essa é uma parte muito importante para construir uma audiência qualificada e disposta a pagar pelos seus produtos.

O conteúdo que você publica tem um papel importante na qualidade da audiência que você está construindo. Por exemplo, se eu começar a postar conteúdos sobre marketing de afiliados, eu irei começar a atrair esse profissional.

O mesmo acontece se eu postar conteúdos focados em agências. Por não ter um produto específico para atender a esses públicos, eu não falo diretamente com agências e afiliados, mesmo que meu conteúdo possa ajudá-los.

A maioria das pessoas que nos relatam que estão fazendo poucas vendas pelo Instagram, quando vamos analisar o conteúdo do Instagram que elas estão produzindo, não está alinhado com o cliente ideal para o produto que desejam vender.

Defina um posicionamento claro

O primeiro passo para que isso não aconteça com você, é definir o porque você deve ser seguido.

Porque as pessoas devem seguir você e não o seu concorrente?

A maioria das pessoas me seguem porque desejam viver do digital, esse é o meu estilo de vida e posso ensiná-las o caminho para viver dessa forma também.

As pessoas gostam de aprender com aquelas pessoas que alcançaram o que elas desejam alcançar. O seu conteúdo é muito importante, mas a sua personalidade e princípios, são pontos que te ajudam a tornar esse conteúdo único e não ser apenas mais um, no mercado.

O contexto que você compartilha com seus seguidores, precisa estar alinhado com aquilo que você deseja ensinar a eles. Caso contrário, as pessoas não vão te dar credibilidade, pois isso é um sinal que você não está vivendo aquilo que ensina.

Venda a sua verdade. A receita do fracasso é você tentar ser alguém que não é, para agradar às pessoas e ganhar a atenção delas. A longo prazo isso é insustentável.

Se eu fosse resumir esse conteúdo e te dar apenas dois passos para atrair as pessoas certas, eles seriam:

  • Seja você na essência e venda a sua verdade.
  • Dê um motivo para as pessoas seguirem você.

Se você for ver meus primeiros vídeos do YouTube, eu gravava de camisa social. Lá atrás eu acreditava que isso me ajudava a ter credibilidade. Estava errado, pois, não era a minha essência.

Você não precisa deixar de ser você para vender mais ou ganhar a confiança das pessoas. Não precisa agir tentando fazer com que as pessoas gostem de você, haja naturalmente e isso vai acontecer.

Para ocupar um espaço na mente do seu público-alvo e ser lembrado quando eles precisarem daquilo que você vende, é necessário construir um posicionamento claro.

Exemplo disso é quando perguntamos a alguém sobre qual é o melhor sabão em pó do Brasil, normalmente as pessoas vão responder ser o da marca Omo.

Esse é um exemplo de posicionamento, é a marca que está na sua mente como referência sobre um produto ou assunto.

Pelo que você será lembrado?

Dois livros que podem te ajudar na tarefa de definir o seu posicionamento, são:

  • Posicionamento, escrito por Al Ries.
  • Reposicionamento, escrito por Jack Trout.

Esses dois livros falam muito sobre a batalha das marcas por um conquistar um espaço na mente do cliente. E isso é fundamental para você entender como você vai se comunicar com seu público-alvo e se posicionar como a melhor opção para ele.

A sua habilidade de se posicionar com firmeza, compartilhando seus princípios com a sua audiência vai te ajudar a atrair a audiência certa.

Mesmo que no início sua audiência seja composta por poucas pessoas, se forem as pessoas certas, você consegue ter um alto faturamento.

No livro DOTCOM do Russell Brunson, tem um conceito onde ele fala sobre os 4 tipos de posicionamento que os experts podem utilizar no mercado digital. Ou seja, para começar a se posicionar online, é interessante que você defina uma dessas personalidades.

Vamos ver quais são e descobrir com qual você se identifica mais:

  • Líder: possui conhecimento e já passou pela sua situação. Vai te levar de um lugar para o outro.
  • Aventureiro: vai descobrir novidades. Documenta a jornada em busca de algo que a audiência deseja.
  • Evangelista ou repórter: possui conhecimento, mas ainda não sabe o que quer compartilhar. Começa entrevistando pessoas para ganhar autoridade.
  • Herói relutante: não tem pretensão de ser o centro das atenções, mas possui um conhecimento importante para ser compartilhado.

O segredo para que independente do seu posicionamento, você consiga ter sucesso, é a consistência. Fazer o que precisa ser feito, diariamente, apesar dos obstáculos.

Tenha um objetivo em mente e faça tudo que for necessário para chegar lá. Tudo isso, sem medo de errar.

Plano de ação para aplicar o que falamos aqui

  • Comece definindo um motivo forte e interessante para as pessoas te seguirem.
  • Sabendo disso, você vai começar a compartilhar seus princípios e aquilo que você acredita sobre esse tema.
  • Produza conteúdos profundos, que entreguem valor ao seu seguidor, antes mesmo dele comprar de você.
  • Para que seus conteúdos gerem resultados, busque entender o conceito de funil de vendas, o que deve ser compartilhado no topo, meio e fundo de funil.
  • E o mais importante para crescer a cada dia mais: seja você na essência e busque diariamente se tornar uma pessoa melhor.