Empreendedorismo

A importância da autoestima para o sucesso profissional

Juliano Torriani
Escrito por Juliano Torriani em 13 de abril de 2012
A importância da autoestima para o sucesso profissional

Antes de se tornar um dos maiores empreendedores de nossa história recente, Steve Jobs simplesmente perdeu o direito de atuar na empresa que ele mesmo criou, e que hoje é uma das mais bem-sucedidas que existem.

Em um discurso emocionante, realizado para a turma de formandos, da Universidade de Stanford, em 2005, ele conta como tudo isso aconteceu, e de que forma ele superou este, que foi um dos grandes desafios de sua vida.

Começo este artigo com esta breve história, para mostrar a você a importância de alimentar, diariamente, sua autoestima, e assim, alcançar o sucesso, pessoal e profissional, em sua vida. Ressalto isso para que você não ache que ser bem-sucedido em seus negócios, tem apenas a ver com conhecimentos técnicos e operacionais. Entretanto, é necessário um pouco mais do que isso para colocar você e a sua empresa em um patamar nunca antes alcançado.

Nas próximas linhas vou lhe contar o quão é importante investir em sua autoestima, para se tornar o empreendedor e empresário que você sempre quis ser. Confira:

O poder da autoestima

Para ter sucesso na vida, seja ela pessoal ou profissional, é necessário ter bastante resiliência. Isso porque são tantos os obstáculos e desafios a serem superados diariamente, que, por vezes, chegamos a acreditar que nunca vamos conseguir; que não somos capazes e assim por diante.

É fácil perder a fé em nós mesmos, bem como em nossas capacidades e habilidades, quando somos testados a todo o momento. Se não tivermos um pensamento forte, que não nos deixe cair nas armadilhas criadas por nós mesmos, por nossa mente, ficaremos com a autoestima abalada, o que pode impactar diretamente em nossos resultados.

Veja a seguir, porque é tão importante fortalecer e potencializar a sua autoestima, para alcançar o tão almejado sucesso profissional.

Tirar os sonhos do papel

Se você deseja ver seus sonhos realizados, sabe que depende mais de você do que de fatores externos. Para isso, é necessário que você tenha plena confiança no conhecimento que adquiriu ao longo da vida, bem como em suas capacidades e habilidades, pois serão vários os momentos em que você será testado e exigido.

Além dos acontecimentos e fatores negativos que você pode encontrar pelo caminho, existem também pessoas que poderão duvidar de que é possível realizar o seu sonho. Para mostrar a elas que você consegue, é necessário ter uma autoestima forte e bem estruturada, para seguir em frente e não se deixar abalar por aquilo que acontece ao seu redor.

Superar os desafios

A jornada empreendedora é repleta de desafios. Todos os dias é preciso respirar fundo e vencer cada um deles, para que assim, você se torne o empresário e empreendedor que sempre sonhou ser. É nesse momento que a autoestima o ajudará a confiar em si mesmo para ultrapassar cada obstáculo e superar, inclusive, as expectativas que colocou sobre si mesmo.

Saber lidar com as críticas

Como eu disse, muitas pessoas vão duvidar de sua capacidade, de seus sonhos e objetivos, e vão colocá-lo à prova, fazendo críticas e dando opiniões sobre assuntos que, inclusive, não lhes dizem respeito. É nesse momento que a sua autoconfiança vai lhe fornecer o apoio necessário, para dar às críticas o peso que elas realmente têm.

O que quero dizer, é que muitas coisas que são ditas, podem ter o poder de lhe deixar para baixo ou não. Mas, novamente, isso depende mais de você, do que realmente da crítica feita, pois é você quem vai saber o que fazer, é você que vai analisar se o que está sendo dito vai acrescentar ou não em sua jornada. E quando se tem a autoestima alta, as chances de refletir e saber filtrar isso da melhor maneira, são bem maiores.

Motivar-se diariamente

Ao mesmo tempo em que é gratificante, a jornada empreendedora é também repleta de desafios, surpresas e adversidades. Se você não tiver uma autoestima elevada, pode acabar desistindo de seus sonhos, deixando-os incompletos e pelo caminho.

Nesse sentido, é necessário fortalecer a trabalhar o que há de melhor em si mesmo, para que você possa acordar todo o dia motivado; sabendo que tem um propósito claro, que vai levá-lo a patamares nunca antes alcançados.

Frases para potencializar a sua autoestima

Muitos dos grandes empresários e empreendedores que conhecemos hoje, já enfrentaram diversas dificuldades para alcançarem o sucesso que tanto almejavam. Para estimular você a superar os desafios de seu dia a dia e começar a trabalhar, da melhor maneira possível, a sua autoestima, vou compartilhar algumas frases e pensamentos, que considero importantes para que você não perca, jamais, a fé em si mesmo.

  1. A mais profunda raiz do fracasso em nossas vidas é pensar, ‘Como sou inútil e fraco’. É essencial pensar poderosa e firmemente, ‘Eu consigo’, sem ostentação ou preocupação. – Dalai Lama
  2. Às vezes a vida vai-te golpear a cabeça com um tijolo. Não percas a fé. – Steve Jobs
  3. Estar decidido, acima de qualquer coisa, é o segredo do êxito. – Henry Ford
  4. No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade. – Albert Einstein
  5. Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo. – Paulo Coelho
  6. Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos. – Friedrich Nietzsche
  7. Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota. – Madre Teresa de Calcutá
  8. O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo. – Winston Churchill
  9. Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez. – Thomas Edison
  10. Coragem é a resistência ao medo, domínio do medo, e não a ausência do medo. – Mark Twain

Portanto, não só dentro de sua empresa, mas também fora dela, é necessário manter a autoestima fortalecida, para alcançar o sucesso tão sonhado. Tenha foco, cultive o pensamento forte de que aquilo que você deseja depende apenas de você, e assim, não tenho dúvidas, de que você vai se tornar um indivíduo altamente bem-sucedido em sua vida empreendedora.