Desenvolvimento Pessoal

O que você está fazendo para mudar de vida?

Juliano Torriani
Escrito por Juliano Torriani em 22 de junho de 2014
O que você está fazendo para mudar de vida?

Conversando com diversos amigos ao longo dos anos e ouvindo histórias de clientes e funcionários, sempre chegamos a um assunto polêmico, o salário. Neste assunto temos uma unanimidade. Ninguém está satisfeito com o seu salário!

Continuando a conversa é possível identificar que, na grande maioria, as pessoas não fazem nada para melhorar os seus rendimentos. Fazem a mesma coisa todos os dias e esperam que algo aconteça, geralmente com um pensamento, não vou fazer mais por que ganho pouco. E será que você não ganha pouco porque não faz mais que sua obrigação?

Além de falar que ganham pouco, acabam ficando na empresa por falta de opção, por ter contas a pagar, família para sustentar, etc. Não trabalham no que gostam, vão trabalhar com o pensamento: “que saco, tenho que ir trabalhar”.

Acredito que muitos se identificam com a situação acima, estão na empresa simplesmente por não ter uma outra opção, trabalhando por salário e infelizes. Mas já pensaram em como podem mudar de vida? Por isso quando falo com amigos que não estão satisfeitos com a sua vida, pergunto algumas coisas:

O que você faz para poder melhorar sua vida?nao_gosto_trabalho
Que cursos você fez no último ano que podem te ajudar a subir de cargo na empresa?
É possível ganhar mais fazendo a mesma coisa que você faz hoje?
Você leu algum livro nos últimos 6 meses?
É possível atingir seu objetivo de vida no mercado que atua?

As perguntas acima servem para reflexão e uma auto crítica. O que faço efetivamente para mudar de vida. Se eu fosse meu patrão eu me daria aumento? Porque motivo?

Na maioria das respostas as pessoas dizem que merecem ganhar mais, mas não fazem nada para isso. Gosto de fazer uma comparação do valor de salário x as tarefas que a pessoa executa.

1 – Quando você foi contratado sabia quanto ganharia certo? Você aceitou trabalhar por esse valor e sabia das suas tarefas.

2 – Se suas tarefas e atividades são as mesmas desde o dia que iniciou na empresa, porque você mereceria ganhar mais?

A reflexão aqui é longa, e existem diversos pontos, mas o principal, na minha opinião é que: se você executa as mesmas atividades que executava quando foi contratado e não fez nada de diferente na sua vida, como cursos ou especializações, porque você acredita que deva ganhar mais? Como vai mudar o seu futuro fazendo a mesma coisa?

Construa o seu futuro!

mudanca-300x218Uma coisa é certa, não tem como ter resultados diferentes, fazendo sempre as mesmas coisas. Por isso para você mudar de vida vai ter que fazer algo diferente. Acordar mais cedo, dormir mais tarde, utilizar o seu tempo livre não somente para o lazer, ler, estudar, fazer cursos, entre outras coisas. Só assim você vai conseguir conquistar os seus sonhos.

Você já viu algum empreendedor de sucesso trabalhar somente das 08:00h as 18:00h? Sempre que leio alguma coisa sobre empreendedores vejo que eles trabalham de 12 a 14 horas por dia, as vezes mais. Sacrificam alguns finais de semana, mas mesmo assim tem tempo para o lazer, família e amigos.

Além de trabalhar bastante, empreendedores fazem o que deve ser feito e o que tem que ser feito para ter sucesso, ou seja, são diretores, financeiros, técnicos, marceneiros, servem café, limpam a mesa, fazem reuniões com clientes, negociam com fornecedores, negociam com bancos, etc.

Se um empreendedor faz mais do que ele gostaria de fazer muitas vezes, para o bem do negócio, porque você como um funcionário exemplar não pode fazer? Ficar um pouco mais da hora, se preocupar com os custos da empresa, ser pontual, cordial com os colegas, trabalhar em equipe,  contribuir com a empresa de alguma forma,  te fazem uma pessoa diferente das demais. Isso é o início da sua carreira de sucesso e o primeiro passo para mudar de vida.

Trilhando o seu caminho para o sucesso

A mensagem que tentei passar até aqui é que se você for um profissional igual aos outros e não fizer nada de diferente será muito dificil mudar de vida.

Faça alguma coisa, seja diferente de outros profissionais e se destaque da maioria. Assim você vai ser visto e notado com certeza e as oportunidades vão aparecer. Não espere ganhar mais para fazer mais ou diferente, faça mais ou diferente para ganhar mais.

Mas como você pode fazer isso? É fácil se tornar diferente e ganhar mais?

A resposta é simples, esteja preparado para as oportunidades que você criar ou que surgirem. Para fazer isso se dedique a alguma atividade extra trabalho. Cursos, eventos, palestras, livros, faculdades, MBA, enfim faça algo diferente e se destaque da maioria.

Outra dica importante, defina o que você quer da vida e o que precisa para atingir seus objetivos. Por exemplo, digamos que para sua vida você queira: uma casa própria, trocar de carro ou comprar um, viajar para o exterior e poder ter uma vida tranquila, podendo sair para jantar quando quiser e comprar as roupas e sapatos que quiser. Quanto você precisa para isso? É possível ganhar este valor no seu trabalho atual? Qual o salário que você acha necessário para atingir estes objetivos?

Analise suas respostas e faça projeções assim você vai saber se a mudança que gostaria na sua vida é possível no trabalho atual. Se a resposta for não, quanto você precisa ter guardado para fazer a mudança? Trabalhe nisso, trilhe o seu caminho e planeje o seu futuro. Faça do trabalho atual um trampolim para o próximo trabalho ou para um negócio próprio. Mas isso é assunto para um novo post, vai pensando que eu breve eu pretendo escrever um pouco mais por aqui sobre esse assunto.

Só você pode mudar o seu futuro!

A única pessoa que pode fazer você mudar de vida, é você mesmo. Na vida temos duas opções, ou aceitamos a vida que temos ou fizemos a diferença e criamos um futuro diferente. Não espere as oportunidades, crie elas.

Não é o que você faz das 08:00 as 18:00 que vão fazer você ganhar mais e sim o que você faz das 18:00 as 08:00! Faça a diferença, crie suas oportunidades e conquiste os seus sonhos!

Concorda com o meu ponto de vista? ou Não concorda? Comente abaixo e vamos conversar um pouco sobre isso!

Deixe aqui sua opinião

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

3 Replies to “O que você está fazendo para mudar de vida?”

Fernanda Couto

Gostei do artigo. Precisamos de mais dicas como essa, se tiver mais posta aí pra gente. PARABÉNS.

ccicero

gostaria de saber mais ,com detalhes ,ais explicitos sobre o assunto!!

Uiliam

Ótimo pontos de vista Juliano. E outro detalhe importante, é que muitas pessoas ficam insatisfeitas no trabalho por não conseguirem um aumento de salário. Mas acho que um aumento por exemplo, irá resolver a insatisfação desse individuo por no máximo 3 meses, e em seguida esse sentimento irá se retornar novamente. Particularmente acredito que a motivação vem de o coração pulsar naquilo se faz, e quando isso acontece, o aumento de salário ou até mesmo uma promoção, vem instantaneamente. As vezes queremos tanto algo, e não sabemos nem porque queremos. Eu sempre quis ser livre e não ter que cumprir horários e rotinas, mas há algum tempo estou refletindo o “porque” eu quero isso. E a minha dificuldade está justamente em encontrar esse porque, ou até mesmo a minha Arte.
Obrigado por compartilhar.

Os comentários estão desativados para esta publicação.