É comum as pessoas utilizarem as UTMS em banners internos, links e botões do site para acompanhar o comportamento do usuário em seu site. Mas isso é um grande erro.
Como um aluno da Imersão de Tráfego me pediu uma dica de como resolver isso e de como fazer da forma correta, resolvi escrever esse artigo com o passo a passo de como acompanhar os cliques em botões, links ou banners do seu site da forma correta.
Quer saber como monitorar os cliques em qualquer link do seu site como banners, botões e links de menu e ter informações sobre o comportamento do usuário no seu site, então continue lendo este artigo. Nele você vai aprender mais sobre:
- Estrutura do código de Eventos do Google Analytics
- Configurando eventos no Google Analytics através de Códigos Javascript
- Monitorando Eventos no Google Analytics com o Google Tag Manager
- Criando conversões no Google Analytics com base em Eventos
Como Monitorar os cliques nos links, banners e botões do seu site Utilizando os eventos do Google Analytics
Cada vez que você utiliza uma UTM internamente no seu site o Google Analytics considera uma nova visita e perde todo o histórico de navegação. Por isso a maneira mais correta de acompanhar as interações dos usuários no seu site é através dos eventos.
Para que serve esse Monitoramento de Eventos no Google Analytics?
Temos diversas funcionalidades para esses eventos, algumas mais simples como acompanhar os cliques nos menus e nos banners do site e outras mais complexas como acompanhar play, pause e tempo que as pessoas ficam assistindo um vídeo.
É interessante também para acompanhar cliques em botões de downloads, cliques em links estratégicos, cliques nos menus do topo, enfim, tem muitas possibilidades.
Para você que tem produtos digitais, pode usar para medir os cliques nos menus da sua área de membros. Medindo o número de pessoas que está chegando em cada aula. Com essa informação é possível saber se é necessário remover alguma aula, ou até mesmo trocar o nome para ver se as pessoas começam a assistir essa aula..
Vou te mostrar como monitorar os cliques no google analytics de três formas diferentes, uma utilizando um código diretamente no link, utilizando jquery e também utilizando o Google Tag manager.
Então vamos lá..
Só para ter certeza, essa estratégia só vai funcionar se estiver com o google Analytics instalado no seu site. Caso ainda não tenha instalado, comece por aí!
Estrutura do código de Eventos do Google Analytics
ga('send', 'event', [categoria], [acao], [label opcional], [value opcional]);
As duas primeiras partes do código são do Javascript…
send: Método JS que realiza a chamada da função
event: Parâmetro da Função em send
Já as outras partes enviam informações ao Google Analytics
- categoria: Como o nome já diz serve para categorizar os cliques. Você pode usar como Banner, Menu, Social, formulário, etc..
- acao: é a ação do usuário que você quer acompanhar. No meu caso eu utilizo o local do clique, como o nome do banner, ou nome do menu.
- label opcional: É um campo opcional. Muito útil quando você precisa controlar 3 níveis de cliques, como por exemplo em um menu que tenha: categoria > subcategoria > produto.
Configurando eventos no Google Analytics através de Códigos Javascript
Digamos agora que você está gerando tráfego para uma página específica e o objetivo desta página é fazer as pessoas entrarem na sua lista. Para que isso aconteça as pessoas tem que clicar em um banner. No caso você tem 3 banners diferentes e quer saber os cliques em cada um deles.
Aí entram os eventos. Com eles podemos saber exatamente o número de cliques em cada banner, saber qual está funcionando melhor e ir melhorando os outros.
Para fazer isso você vai precisar inserir alguns códigos no seu site, diretamente em cada link ou via jquery para cada link que gostaria de acompanhar, como nos exemplos abaixo.
<a href="http://www.torriani.com.br/checklist" onclick="ga('send', 'event', 'Banners', 'Checklist');" id="checklist">Checklist</a>
Ou podemos realizar a chamada através de eventos via jquery:
jQuery(document).ready(function ($) { $('#download').on('click', function() { ga('send', 'event', 'link','click', 'Download clicado'); }); });
No caso acima, você precisa trocar o ‘#checklist’ pelo id do seu link, ou fazer como no exemplo de links.
Com os códigos corretamente instalados em até 24horas você vai conseguir ver os eventos no google Analytics. No meu caso consegui ver praticamente na hora, com o realtime.
Para ver o histórico de todos os eventos dentro do google analytics você precisa ir até o menu Behavior > Events > Overview.
Sei que é a realidade de muitas pessoas não saber como programar isso e não ter acesso aos códigos do site, principalmente em uma área de membros, aí que entra a forma mais fácil de implementar que é o Google Tag Manager.
Monitorando Eventos no Google Analytics com o Google Tag Manager
Essa foi a forma que eu utilizei para fazer a implementação aqui no meu site, convido você a fazer o mesmo. O Google Tag Manager é uma ferramenta poderosa que vai facilitar muito a sua vida e vai te ajudar a implementar códigos no seu site, mesmo sem ser um programador.
Vamos lá, o que temos que fazer agora é entender os links do nosso site, para isso precisamos clicar com o botão direito do mouse em cima do link que queremos acompanhar e ir em inspect. (Usar o Google Chrome).
Ao clicar em inspect, você vai ver abaixo o link e entender a característica dele para saber como vamos acompanhar os cliques nesse link.
Para separar um elemento do outro dentro do código, utilizamos ID ou Class. Com isso podemos identificar e separar um elemento do outro dentro do código.
Além dos ids e classes você também pode utilizar o destino do link no caso do link acima o destino é a url http://www.torriani.com.br/checklist/ e você pode ver em href. Todos esses elementos podem ser utilizados no Google tag manager para monitorar os eventos.
No seu caso, identifique como você vai fazer para acompanhar os eventos se é com o id ou classe ou ainda pelo target. Anote em um bloco de notas antes de seguir em frente pois você vai precisar disso depois.
Criando as Tags no Google Tag Manager para Eventos do Google Analytics
Passo 1: Entre no Google Tag Manager e vá até a área de trabalho onde você localiza todas as tags e informações sobre o seu Google Tag Manager.
Passo 2: Agora você precisa criar uma nova tag e selecionar Analytics no menu que vai aparecer.
Passo 3: Altere agora de pageview para evento e vai abrir uma tela como a que você pode ver abaixo.
Nesta tela você deve colocar o código do Google Analytics onde diz tracking ID (Você encontra no Google Analytics > Admin) e completar o campo category e também o campo action que são obrigatórios, veja o exemplo para o que eu vou acompanhar aqui.
Passo 4: Agora basta informar para o GTM quando esse evento deve ser disparado. Para isso vamos clicar no centro da área onde diz triggering e clicar no sinal de + que fica no canto superior direito, e vai abrir uma nova tela. Nesta tela você deve clicar novamente no centro e selecionar a opção Just Links.
Na tela que vai abrir você deve clicar em Some Link Clicks e selecionar as opções como na tela abaixo, modificando o último campo com a url que você quer acompanhar.
Agora basta clicar em salvar que você vai voltar para a tela principal onde terá o resumo do que fizemos até agora.
Passo 5: Salvar e publicar. Você deve informar um nome para o seu evento e clicar em save no canto superior direito. Ao voltar para a tela de tags você pode clicar em publicar e ativar as novas configurações.
Passo 6: Repita esse passo a passo para cada link que você quer acompanhar no seu site.
Criando conversões no Google Analytics com base em Eventos
Essa é a parte mais fácil e vai te ajudar a saber quais páginas que estão gerando mais cliques nos seus eventos.
Digamos que você quer acompanhar os cliques em um botão de checkout por exemplo e que cada clique neste botão é uma conversão. Isso possibilita você fazer filtros no Google Analytics para segmentar os conversores e entender por onde eles estão passando. Também você pode criar públicos customizados no adwords com esses dados.
Para configurar as conversões do Analytics com base em Eventos, você precisa entrar no Google Analytics > Admin > Goals.
Você vai clicar em New Goal dar um nome a conversão, selecionar a opção de evento e clicar em Continuar.
Na tela que abrir complete as informações com os dados do evento que você criou no passo anterior, utilizando exatamente os mesmos nomes e cuidado maiúsculas e minúsculas. Veja abaixo.
Você pode verificar esse goal clicando no link ‘Verify this Goal” para analisar se está ok a sua configuração. Detalhe, isso só vai funcionar depois de ter ocorrido cliques nos links que você configurou como evento anteriormente. Caso de 0% verifique se já ocorreu algum evento, se sim, sua configuração tem algum problema, se não espere que ocorra para validar a configuração.
Agora basta clicar em save e sua conversão está configurada no Google Analytics.
Estratégia para Utilizar eventos do Google Analytics
Uns dos primeiros testes que fiz com esses eventos foi em 2011 quando trabalhava no GrupoRBS onde precisávamos saber quais os menus que mais estão sendo clicados.
Como trabalhamos bem a arquitetura da informação, separamos o site por áreas de interesse e cada categoria representa um interesse diferente.
Com o auxílio dos resultados de cliques nos eventos identificamos quais os maiores interesses da nossa audiência e com isso direcionamos um maior esforço para essas áreas e ou reforçamos outras que não tinham tantos acessos.
Conclusão
Você aprendeu neste artigo como acompanhar onde os usuários estão clicando no seu site e com isso poder tomar decisões com base em dados reais.
A partir de agora você tem uma nova ferramenta para te ajudar a entender o comportamento do usuário e tem mais informações sobre o seu avatar.
Compartilhe aqui nos comentários como você utilizou essas dicas para o seu negócio, assim posso atualizar esse conteúdo para que mais pessoas aprendem.
Conhecimento sem ação não traz resultado então vai lá e faça acontecer.
Torriani..
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6 Replies to “TUTORIAL: Passo a Passo para entender o comportamento do usuário no seu site através dos eventos do Google Analytics”
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Juliano, o tutorial é ótimo, mas como aplicar no caso de um envio de formulário? Minha página de pré-matrícula não tem um direcionamento para uma thank you page; após preencher os dados, uma mensagem aparece na mesma página confirmando o envio do formulário. Como rastrear estes envios através dos eventos do Aalytics?
Olá Mariah, tem uma opção que é criar um evento todas as vezes que alguém clica no botão de submit do form.
Também pode criar um pageview virtual no Analytics para resolver isso.
O mais indicado é solicitar ao pessoal de desenvolvimento que insira uma thankyou page.
Ola Juliano matéria ótima! Parabéns
Tenho uma dúvida, eu tenho um website e estou fazendo parcerias com outros sites do segmento e estou fornecendo banners para esses parceiros, para trazer tráfego para o meu site. Como se trata de um site com venda de produtos, gostaria de comissionar o parceiro nosso, quando um usuario vindo desse site parceiro, compra-se comigo. Mas como eu rastreio isso no Analytics para que eu saiba se esses usuários estão comprando para comissionar os meus parceiros?
Obrigado e mais uma vez parabéns
Basicamente tem que configurar as conversões no seu site para saber quando acontece uma conversão.
Segundo tem que colocar as UTMS no site do parceiro para saber que a visita veio desse site.
De qualuqer forma não é uma boa opção comissionar o parceiro somente pelo que acontece no analytics. Tem sistemas para controlar isso, um tracker vai ajudar.
Oi Juliano, primeiramente parabéns pelo tutorial, segui passo a passo no google tag manager e já vi os resultados no Analytics. Porém me restou uma dúvida, vamos ver se você consegue me ajudar novamente. Na loja integrada (plataforma ecommerce) tem o lugar para eu subir os banners, é bem simples, eu faço o upload da imagem, coloco a descrição e o link de redirecionamento (para a página do produto). Também, o endereço que eu coloquei em cada tag no tag manager é o endereço de redirecionamento do banner, pois o banner em si não tem um endereço próprio. Ao ver no analytics os cliques, eu pensei: “será que essas tags realmente representam os cliques nos banners, ou será que representam quem acessa a página do produto (que é o mesmo endereço do link de redirecionamento) de forma geral, pelo menu por exemplo.
Muito dificil responder sem ver a tela.
Mas clique no banner não precisa usar o endereço, e sim algum item exclusivo desse banner, como o endereço de direcionamento (Se for único), Classe css, Id, entre outros itens. Todos tem que ser exclusivos somente para o banner em questão. Para criar a regra usamos somente um dos critérios citados acima.